Blog

Aeroporto fechou por conta do nevoeiro, e agora?

Movimentando mais de quatro mil passageiros por dia, o Aeroporto Internacional de Navegantes sofre com nevoeiros que interditam pousos e decolagens em segurança. Quando ocorre, a pista com 1.700 metros de extensão não recebe o toque de aeronaves vindas de São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Porto Alegre e Rio de Janeiro, por exemplo. Nessa situação, os voos são desviados para a capital, Florianópolis e outros para São Paulo (alguns retornam). Quando o aeroporto para a noite, prejudica também todos os voos que partem na madrugada seguinte.

No histórico do aeroporto de Navegantes, interdições estão presentes e mais do que o esperado. O terminal não possui tecnologia avançada, que reduz os fechamentos por condições climáticas. Para tocar a pista, o piloto precisa utilizar os equipamentos a bordo, informações do sistema de pouso do aeroporto de destino e considerar ainda a visão que se tem da pista. Em dias de chuva, mesmo que das mais fortes, o sistema de iluminação facilita a aproximação, por isso é comum que voos não sejam cancelados nestas situações, diferente do nevoeiro, que fecha totalmente a visão do comandante.

Com a pista fechada, alguns pilotos foram instruídos a desviar para Florianópolis. A capital, assim como no aeroporto de Joinville, possuem ILS (do inglês Instrument Landing System), Sistema de Pouso por Instrumentos. Dentro do sistema há três categorias e de duas a quatro subcategorias. Quanto mais avançado o ILS, maior a margem de segurança para pousos sem visibilidade. "Enfrentamos um transtorno semelhante, estávamos com um grupo a caminho de Porto de Galinhas. Nosso voo foi cancelado e a previsão de chegada em Recife, que era para 12h, passou para 22h40. É muito triste, mas imprevistos podem acontecer. Mas sabemos também de todos os direitos e deveres das cias nestes casos", afirma Lucas Salgado, CEO da Wissen.

FIQUEI SEM VOO, E AGORA?
Se você está enfrentando essa situação, com voos cancelados por conta do nevoeiro, e adquiriu pacote com a Wissen Viagens, poderá contar com uma equipe profissional e capacitada para auxiliar em qualquer transtorno no saguão do aeroporto. A responsabilidade, mesmo que motivado por condições climáticas, é da cia aérea. Pela regra, entende-se que a cia assume o risco de operar em aeroportos que venham a enfrentar dificuldades como esta.

A primeira coisa a ser feita é ir ao balcão da cia aérea e pedir orientação para a acomodação no primeiro voo disponível para o seu aeroporto de conexão e destino. Se a cia não possuir outro voo no mesmo dia, poderá incluir você em cias concorrentes. Agora, se o seu novo voo demorar para sair ou ficar para o dia seguinte, você tem direito a internet, telefonema, reembolsos (de serviços perdidos por conta do atraso e que já estavam adquiridos, devidamente comprovados), alimentação (vouchers) e até hospedagem, em casos específicos. Procure seu agente de viagens Wissen e saiba mais.

Sempre que precisar, acione nossa equipe através do nosso plantão, no 0800 234 5000, opção 2. Nossos agentes estão sempre disponíveis, 24h por dia, para tirar dúvidas e auxiliar em qualquer ocorrência que acontecer durante sua viagem, inclusive aquelas que são proporcionadas pela cia, catástrofe e fornecedores locais. Estamos sempre a disposição para auxiliar com todo o conhecimento do setor de turismo e, junto aos nossos advogados, com o setor jurídico. Conte conosco! Foto da matéria: Luiz Souza/ NSC TV

Cadastrador no Cadastur
© 2018 - 2020 Wissen Viagens e Turismo Ltda.
0800 234 5000 | (47) 99137-6800
Desenvolvido com pela Center Designer
Image
0800 234 5000 | (47) 99137-6800
Desenvolvido com pela Center Designer
© 2020 Wissen Viagens e Turismo Ltda.